terça-feira, 23 de junho de 2009

Nossa comunidade

Minha comunidade: passado, presente e futuro.

A Rocinha é considerada uma das maiores favelas do mundo.
Há vários problemas ambientais gerados devido ao excesso de população, a falta de conscientização do governo e dos próprios moradores.

De acordo com uma pesquisa feita pela nossa escola, entrevistando alguns moradores dessa comunidade, os principais problemas ambientais são: desperdício de água, poluição hídrica, falta de saneamento básico, desmatamento para construção de moradias e ausência de coleta de lixo em certos lugares.

Mas nem sempre foi assim. Antes a Rocinha possuía poucas casas, plantas nativas como pau-brasil, ipê, jaqueira, mangueira, animais, cachoeiras e rios limpos nos quais alguns moradores pescavam e com os quais abasteciam suas casas
Atualmente essa realidade mudou. Com o passar do tempo esta comunidade cresceu absurdamente gerando as seguintes consequencias: superpopulação, destruição da vegetação nativa, também nas nascentes, o que causou o desaparecimento da cachoeira, lixo nas ruas e o mais chocante, o rio virou valão. Tudo isto traz péssimas condições de sobrevivência para os moradores.

O futuro de nossa comunidade depende, principalmente, do esforço de cada um, pois, se todos cumprirem seus papéis de cidadãos, ou seja, prezarem pelo bem comum, ela poderá mudará para melhor e ser um lugar mais agradável para vivermos.


Autores:Alguns alunos da turma 1305.

Um comentário:

  1. Acho que todos estes problemas são causados por uma população mal informada e mal orientada.Nós como estudantes e pessoas preocupadas com o meio ambiemte(alguns de nós)devemos orientar os outros(pais,tios,avôs,vizinhos,etc.)e mostrar como é importante e saudavél preservar o meio ambiente.

    Renata Viana(aluna da turma 1203 e vice-presidente da grêmio)

    ResponderExcluir